Educação Financeira

Escrito por : <b>Hirbis Girolli</b>

Escrito por : Hirbis Girolli

A educação financeira é um dos temas mais relevantes da atualidade.

E não poderia ser diferente.

A necessidade de adequar o orçamento à realidade, conquistar os objetivos, vencer o endividamento, superar as dificuldades econômicas e ter um futuro mais tranquilo são algumas das razões que deixam esse assunto, cada vez mais, em evidência.

Mas você sabe sobre o que realmente se trata? E mais: como usar essa estratégia para melhorar a sua relação com o dinheiro?

Neste conteúdo, vamos abordar de um jeito descomplicado conceitos fundamentais sobre a educação financeira, mostrando o quanto ela pode ser importante para sua vida.

Acompanhe até o final!

E não perca: no final do texto, sempre respondemos algumas das perguntas mais importantes sobre cada termo do Dicionário Finantor.

O que é educação financeira?

Educação financeira é um processo de aprendizado e evolução a partir do qual as pessoas conseguem mudar suas perspectivas em relação ao dinheiro.

Em outras palavras, é um modo de você adquirir conhecimento e começar a ter mais consciência e discernimento na tomada de decisões que envolvem as suas economias.

É sobre a sua capacidade de poupar, evitar compras por impulso ou desnecessárias, definir prioridades orçamentárias, saber exatamente qual é a sua renda, investir conforme o seu perfil e ir em busca dos seus objetivos.

Ou seja, quanto mais educado financeiramente você for, mais chances de acertar nas escolhas que dizem respeito ao seu dinheiro.

Como funciona a educação financeira?

A educação financeira funciona de maneira análoga às outras formas de aquisição de conhecimento.

Por exemplo, quando você estuda sobre temas como juros, inflação, orçamento, entre outros assuntos desse universo, há uma capacitação na área que permite a tomada de decisões mais racionais e inteligentes.

Para que funcione em sua dimensão prática, a educação financeira requer o complemento de um plano financeiro personalizado e eficaz, construído com o uso de um método de planejamento financeiro.

Nesse sentido, ter mais educação financeira permite que você compreenda e execute melhor o seu planejamento financeiro.

Dúvidas frequentes sobre educação financeira

Com os conceitos e definições sobre educação financeira mais claros na sua cabeça, que tal tirar algumas dúvidas a respeito do tema e ver como ele pode ser útil na sua vida?

Acompanhe!

Por que desenvolver a educação financeira?

Desenvolver a educação financeira é importante porque o dinheiro faz parte da vida de todas as pessoas.

Nesse sentido, aprender a lidar melhor com ele é o caminho para você conseguir adotar e seguir um plano financeiro para alcançar os seus objetivos.

Se o seu orçamento não está dando conta das suas despesas, talvez esteja na hora de cortar alguns gastos, ter uma renda extra ou ir atrás de investimentos que darão retorno ali na frente.

No entanto, para vislumbrar esse cenário e cogitar alternativas, você vai precisar de uma boa dose de educação financeira.

Qual é o primeiro passo para a educação financeira?

Tudo tem que começar pelo autoconhecimento financeiro.

Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu perfil relacionado ao dinheiro e fazer uma análise do seu orçamento. Isso significa entender como estão suas entradas e saídas de dinheiro.

A partir desse dessa sua primeira localização no mapa, é possível fazer um diagnóstico de onde você está, do ponto de vista financeiro, traçando um plano que leve em conta as suas prioridades no curto, médio e longo prazo.

Sabendo quais são esses objetivos, esses pontos de chegada, você poderá traçar o seu plano para chegar neles. O método de planejamento financeiro funcionará como um navegador GPS para te guiar nesse caminho que pode ter imprevistos.

Para quem é a educação financeira?

Engana-se quem pensa que a educação financeira é voltada apenas para este ou aquele perfil – ela tem a acrescentar a qualquer pessoa, independentemente da condição econômica.

O que pode mudar são os objetivos que cada pessoa tem com a adoção desse planejamento, mas isso não diz respeito ao saldo na conta bancária.

Educação financeira e conhecimento têm tudo a ver.

Então, o que você acha de aumentar o seu leque de informações em relação ao planejamento financeiro com o dicionário da Finantor?

Aqui, não há espaço para dúvidas e você fica sabendo sobre todos os assuntos mais relevantes desse universo. 

Entenda melhor os principais termos do universo financeiro pesquisando no Dicionário Finantor.

Conhecer esses termos permite que você cuide melhor do seu planejamento financeiro.

E com planejamento financeiro, a vida fica mais fácil.

Hirbis Girolli

Hirbis Girolli

Fundador da Plataforma Finantor

Comentários

    Artigos Relacionados